7 de ago. de 2017

Pelotas no Concurso Miss R. G. do Sul com Vera Menezes em 1961



Miss Rio Grande do Sul 1961 foi a 8ª edição do tradicional concurso de beleza feminino de Miss Rio Grande do Sul, válido para a disputa nacional de Miss Brasil, único caminho para o Miss Universo. Participaram da competição apenas treze (13) candidatas municipais no teatro Guarany,  em busca do título que pertencia à pelotense, Edda Logges, vencedora do título no ano anterior.

Disputaram o título este ano:

Caxias do Sul - Walkiria Kelsch
Guaíba - Ieda Riggel
Lagoa Vermelha - Célia Barreto da Costa
Montenegro - Marta Pereira Horn
Novo Hamburgo - Sara Mattes
Pinheiro Machado - Darlene Alves de Souza
Pelotas - Vera Maria Brauner Menezes
Porto Alegre - Maria Helena Rudiger
Santa Maria - Hilda Helena Pretto
Santana do Livramento - Lenir Thomaz Ribeiro
São Leopoldo - Nildete dos Santos
Uruguaiana - Thais Orcy Varela
Vacaria - Irlene Maria Alves Paim


A Campeã!

Vera Maria Braunner de Menezes, Miss Laranjal Praia Clube, Miss Pelotas, Miss RS, Miss Brasil e Vice-Miss Beleza Internacional.
A pelotense foi eleita Miss Rio Grande do Sul e conquistou o Miss Brasil 1961, o concurso foi realizado no Rio de janeiro, então capital do estado da Guanabara. A mineira Stael Maria da Rocha Abelha, que havia sido eleita, renunciou a coroa de Miss Brasil devido aos ciúmes do namorado. Após a conquista, Vera foi representar o Brasil no Miss Beleza Internacional em Long Beach, nos Estados Unidos onde conquistou a segunda colocação, perdendo somente para a holandesa Stam Van Baer. Após isso, foi convidada a ficar nos EUA e tentar a carreira de atriz. Mas acabou recusando por causa da distância, da família e de João Roger Damé, seu noivo e namorado desde os 12 anos de idade, com quem se casou em janeiro de 1963.

Texto Wikipédia

Vídeo cedido por:
 Cristina Fabião e TV UCPel

Agradecimento a Piero Vicenzi

2 comentários:

  1. Lembro da expectativa desse concurso, da beleza de Vera e do seu famoso vestido branco com panos esvoaçando, parecendo um cisne ao desfilar.
    Quanto todos elogiaram a segurança do noivo Roger, tendo "permitido" e sendo solidário uma coisa pouco comum para aquele tempo.

    ResponderExcluir
  2. Eu nasci em 1961, em Recife/PE. Ano singular na História. Kennedy, Gagarin, Kennedy e o homem na Lua na década, começa o muro de Berlim, Jânio renuncia, Goulart toma posse, bomba Tsar é detonada, tragédia do Gran circus em Niteroi, Staël renuncia e Vera Maria é coroada a beleza do Brasil. Sessenta anos depois, casualmente encontro uma fotografia original (excelente estado) de Vera Maria num saco destinado a coleta do lixo. A estória é longa e linda como a miss. Qual o contato dos filhos? desejo enviar a foto original para a família. Meu e-mail afabreu@bol.com.br

    ResponderExcluir

Olá tudo bem? Obrigado por deixar aqui seu comentário. Qualquer problema entre em contato direto com a página através do e-mail preteritaurbe@hotmail.com. Se quiser deixe também sua crítica construtiva. Abraço e viva Satolep!