21 de ago. de 2017

Edifício Sulbanco e o Theatro Sete de Abril - Déc. de 50

Com o começo da verticalização do centro de Pelotas nas décadas de 30 e 40 (podemos citar o Edifício Glória e na sequência a Associação Comercial de Pelotas), que se intensificou na década de 50, surge em 1956 o Edifício Sulbanco que abrigou no térreo o Banco Industrial e Comercial do Sul [substituído na sequencia pelos bancos Sulbrasileiro (1972), Meridional (1985) e Santander (2000)], conforme pode se constatar no registro abaixo. Na volta da Praça Coronel Pedro Osório o primeiro a ser construído foi o Hotel Rex em 1952. 
Na foto pode se ver a fachada do Teatro Sete de Abril e a construção do Edifício José Del Grande (a esquerda do terreno).

Fonte das informações: O PAPEL DO COMÉRCIO NA PRODUÇÃO DA CENTRALIDADE EM PELOTAS - RS por ANDRÉ PINHO PETER, RIO GRANDE, 2010



Na placa lê-se: Edifício "SULBANCO" Futura sede da Agência do Banco Industrial e Comercial do Sul S/A. Fonte foto: YUNES, G. Cidades Reticuladas: a persistência do modelo na formação urbana do Rio Grande do Sul. São Paulo: FAU/USP, 1995 (Tese de Doutorado). 
Em outro registro, logo abaixo, podemos ver os prédios vizinhos do Theatro Sete de Abril e que antecederam os Edifícios José del Grande (esquerda Hotel Brazil, antes do hotel foi ali a sede da primeira câmara de vereadores) e Sulbanco (direita segunda câmara de vereadores).

Fachada do Teatro Sete de Abril logo após 1916, quando houve mudança na sua fachada. 





Fonte fotos da câmera: http://www.camarapel.rs.gov.br/historia/historia-da-camara/

2 comentários:

Olá tudo bem? Obrigado por deixar aqui seu comentário. Qualquer problema entre em contato direto com a página através do e-mail preteritaurbe@hotmail.com. Se quiser deixe também sua crítica construtiva. Abraço e viva Satolep!