21 de ago. de 2015

8ito registros da Rua Andrade Neves - Rua das Flores


A rua Andrade Neves figurava desde 1815 na primeira planta da antiga freguesia, nos lotes do capitão-mor Antônio dos Anjos. Juntamente com outros 18 logradouros. No ano de 1818 já contava com 14 prédios.
Conhecida no século XIX como "Rua das Flores", a rua Andrade Neves, assim como muitas outras localidades da cidade, exibia grandes jardins conservados. Onde se era possível observar pomares e hortas nas ruas, fato que se deve a falta de pavimentação da maioria das localidades de Pelotas e a facilidade de cultivo, não havendo a necessidade de grandes cuidados para a propagação e também sem influências químicas.
No dia 10 de fevereiro de 1869 foi dada a denominação atual a rua. Homenageando o general José Joaquim de Andrade Neves, Barão do Triunfo, herói da Guerra do Paraguai. Morrera dois meses antes da homenagem pelotense, em consequência de um grave ferimento no combate de Lomas Valentinas.
Somente por volta da década de 1950 a rua ganhou fama pelo seu comércio e intenso movimento. Antes, desde a fundação da freguesia a rua comercial era a rua Félix da Cunha. A partir de 1850 a rua XV de Novembro passou a receber grandes lojas e confeitarias de alto luxo. Nos anos 50 a rua Andrade Neves e a Quinze de Novembro passaram a ser o centro comercial da cidade.
Por fim, com a criação do Calçadão de Pelotas, a Andrade Neves se tornou a área central de comércio e movimento varejista, como também de manifestações artísticas.
Fonte: Livro "Os Passeios da Cidade Antiga", Mario Osorio Magalhães.


Postal Edicard editora cultural Ltda - São Paulo - Rua Andrade Neves. Década de 70



Fotografias de Jacy dos Santos Silva (em memória) que encontram-se no Instituto Histórico e Geográfico de Capão do Leão. 

Rua Andrade Neves (atual calçadão), tirada a partir da esquina com a Rua Gen. Netto. Década de 20.


Rua Andrade Neves (atual calçadão), tirada a partir da esquina com a Rua Floriano. Década de 20. 

Fonte: Michelon, Francisca Ferreira e Espírito Santo, Anaizi Curz (Orgs). Catálogo Fotográfico - Séc. XIX/1930 - Imagens da Cidade: acervo do museu histórico da Biblioteca Pública Pelotense. Pelotas: Editora Universitária/UFPEL: FAPERGS, 2000. 200p.

Rua Andrade Neves com a Rua Floriano. Imponente Banco Pelotense em destaque e detalhe para o carro das Lojas Mesbla, na época com sede na Praça Coronel Pedro Osório, na esquina da Rua Floriano com Rua Anchieta. Foto de Josiane Oliveira.

Rua Andrade Neves, tirada a partir da esquina com a Rua Floriano. Década de 70. Postal que pertenceu ao Sr. Flávio Moreira dos Santos, hoje encontra-se no IHGCL .

Um comentário:

Olá tudo bem? Obrigado por deixar aqui seu comentário. Qualquer problema entre em contato direto com a página através do e-mail preteritaurbe@hotmail.com. Se quiser deixe também sua crítica construtiva. Abraço e viva Satolep!