Localizada no Largo de Portugal, foi
construída em 1884, para servir à linha ferroviária Rio Grande –
Pelotas – Bagé (tripé porto-charque-gado), foi implantada graças
ao empenho do conselheiro Gaspar Silveira Martins.
O prédio possui um salão principal
onde temos a bilheteria e o acesso ao pátio dos trens. À esquerda
funcionava a administração e, à direita, o setor de saúde
ocupacional. O prédio possui 15 cômodos e no andar superior se
encontra a residência do agente. Foi construída com três portas
centrais, marquise de vidro, mansardas com oito janelas água-furtada,
platibanda com balaústres de cimento, frontão central trabalhado,
pinhas nas esquinas do telhado e das platibandas do andar superior.
Foi inaugurada em 02 de dezembro de
1884, segundo jornal da época, "de forma fria e
constrangedora", pois estava marcada apenas uma rápida parada
dos trens na estação de Pelotas, o que foi reprovado pela
comunidade que achou melhor não prestigiar os atos de inauguração.
Mas, ao longo da ferrovia, houve muitas comemorações. A implantação
da ferrovia e construção da estação repercutiu fortemente no
desenvolvimento e no crescimento urbano de Pelotas. Logo se tratou da
criação de uma rede viária capaz de ligar a estação ao resto da
cidade, o que induziu o crescimento em direção ao "largo da
estação".
Por volta de 1930, foram construídas
duas laterais com porta e janelas, iguais para cada lado, mas sem
mansardas, das quais foram retiradas as janelas, assim como as
pinhas. A plataforma de embarque e desembarque é protegida por longa
cobertura, estruturada a partir de "mãos-francesas" de
ferro. O velho sino e o relógio, com duas faces, uma para dentro do
saguão e outra para a plataforma de embarque, são originais no
saguão de entrada (hoje foram retirados). A partir de janeiro de
1998, o imóvel foi abandonado, depredado e até incendiado. Após
dois anos de obras o prédio da Estação Férrea foi restaurado e
entregue a sociedade em 15 de dezembro de 2014.
A mesma cena em 2007. O abandono após 22 anos é claríssimo (Fotos Alfredo Rodrigues). |
Estação de Pelotas na época de sua inauguração, em 1884. Foto cedida por Wanderley Duck |
Ainda com movimento de locomotivas a vapor em 1969. Foto cedida por Antonio A. Gorni |
As duas fotos acima mostra a estação totalmente abandonada em 2003.
Foto Rodrigo Cabredo
|
Prédio da Viação fêrrea após o restauro.
*http://www.defender.org.br/pelotasrs-estacao-ferrea-tem-nova-destinacao
*http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_bage_riogrande/pelotas.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá tudo bem? Obrigado por deixar aqui seu comentário. Qualquer problema entre em contato direto com a página através do e-mail preteritaurbe@hotmail.com. Se quiser deixe também sua crítica construtiva. Abraço e viva Satolep!