17 de ago. de 2015

Dia Nacional do Patrimônio

Comemora-se no dia 17 de agosto o Dia Nacional do Patrimônio Histórico na mesma data em que nasceu o historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade (Belo Horizonte-MG, 1898-1969), primeiro presidente do IPHAN, onde o trabalhou até o fim da vida. Foi por meio da Lei nº 378, de 1937, o governo Getúlio Vargas criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).  

O dia do Patrimônio Cultural em Pelotas ocorre desde 2013 pela Prefeitura, inspirado na comemoração que ocorre no Uruguai. Todos os anos a cidade é convidada a dedicar-se e aprender sobre a educação patrimonial, onde sempre um tema é trabalhado com o público. 

2013 -O que é patrimônio?;
2014 -Herança Cultural Africana;
2015 -Pelotas natural: Patrimônio das Águas;
2016 -Ocupação Feminina;
2017 -Territórios daqui: identidades e pertencimento



"SÓ HÁ UM MEIO EFICAZ DE ASSEGURAR A DEFESA DO PATRIMÔNIO DE ARTE E DE HISTÓRIA DO PAÍS; É A EDUCAÇÃO POPULAR." Rodrigo Melo Franco de Andrade


Abaixo algumas postagens antigas (desde 2012) da página referente ao dia do patrimônio.


Capela do cemitério São Francisco de Paula na primeira imagem está em ruínas, na imagem do centro aparece o Theatro 7 de Abril com suas portas fechadas. Quanto ao monumento do Coronel Pedro Osório na praça que leva seu nome, o "Pixo" é constantemente frequente por ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá tudo bem? Obrigado por deixar aqui seu comentário. Qualquer problema entre em contato direto com a página através do e-mail preteritaurbe@hotmail.com. Se quiser deixe também sua crítica construtiva. Abraço e viva Satolep!