22 de mai. de 2015

Reminiscências da Praça do Coronel (Carrinho do Sr. Nercy Franz)

Nos anos 70 (mais exatamente do dia 20 de dezembro de 1969) em diante este "Carrinho vermelho" (pequeno reboque puxado por um mini-automóvel) foi parte atuante da história da Praça Coronel Pedro Osório e da infância de tantas crianças da época. O senhor que guiava o carro distribuía alegria dando pirulitos a quem quisesse andar. A volta no "carrinho", que tinha capacidade de 12 crianças por vez, dava o direito a um pirulito. Toda essa memória se deve a um Sr. chamado Nercy Franz, que transmitia a sua felicidade aos passeios das crianças. Pura nostalgia! A diversão do seu Nercy foi mais ou menos até o ano de 1995. O vermelhinho foi vendido ainda em vida.

A pergunta que fica é "Onde estará o carrinho da Praça Coronel? Ele bem que caberia dentro do Museu da cidade de Pelotas. Ao que se sabe é que uma pessoa tem posse desse carrinho que fora restaurado, deve ser algum antigo apreciador que no carrinho andava suas tardes de domingo. 

A seguir reprodução de comentário feito neste post:
 Haviam dois pumas vermelhos e uma Lotus verde, que só esteve em serviço por uma semana enquanto os outros dois vermelhos estavam em pintura, aos fins de semana e feriados, um dos carrinhos fica na Praça Júlio de Castilho (Praça dos macacos), hoje Parque Dom Antônio Zattera. Quanto aos motores, haviam dois de reserva, mas que quase nunca eram colocados em serviço, pois raras as vezes que os carrinhos davam problemas! A única coisa que era chato pacas era o óleo que sempre lambuzava as "costelas" do motorista , fora isso tive em seu Nercy Franz, além de um ótimo patrão, um amigo e mestre. Saudades daquele tempo que não volta mais!!”

Abaixo quatro diferentes registro do Sr. Nercy Franz e seu carrinho da alegria. No primeiro momento uma foto do Sr. Vitor Hugo Lautenschlager de setembro de 1984, em seguida foto de Leni Oliveira, na sequencia outro momento registrado por Fran Dilli em 1980, por último foto que saiu em um Guia Turístico de Pelotas também de 1980.


Foto de Vitor Hugo Lautenschlager em 1984.
Passeios de domingo na praça duraram até meados da década de 90. Foto de Leni Oliveira.
O carrinho da Praça em 1980.Foto de Fran Dilli

Foto (editada) de Arthur Victoria Silva. Carrinho do Sr. Nercy anos 80.


Reprodução de página do catálogo "ETURPEL - ENFOKE: Guia Turístico de Pelotas. 1980". Exemplar pertencente ao IHGCL. Reprodução por Arthur H Capão Do Leão.

16 comentários:

  1. Saudades dessa época amava andar nesse carrinho parecia que íamos viajar para muito longe.

    ResponderExcluir
  2. Eu tive a honra e o privilégio de dirigir esse carrinho por alguns anos, o Sr Nercy Franz foi um grande amigo e mestre! (Straduleja - Quem o conhecia sabe o que significa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Agora fiquei curioso sobre a Straduleja.

      Excluir
    2. Olá! "Straduleja" era uma expressão criada pelo seu Nercy Franz que não tinha sentido nenhum ou seja, era uma palavra sem nexo mas que se tornava uma brincadeira que ele aplicava a diversas ocasiões!

      Excluir
  3. Olá.
    Pois é, muitas coisas caem no esquecimento. Esse carrinho, o Bule Monstro, e tantas outras coisas, mas o que eu queria saber é o que aconteceu com o triciclo todo em madeira que um cidadão negro construiu para trabalhar, anos 50. Onde andará?
    Ele morava na Avenida Duque de Caxias em frente, se não me engado Vila Gotuzzo, várias vezes vi esse cidadão com muito esforço pedalando aquela engenhoca feita toda em madeira, inclusive as três rodas raiadas. Será que está em algum museu, ou passou a fazer parte apenas da memórias de poucos que um dia viram aquele estranho veículo?
    Que lástima. Somos um povo sem passado e desmemoriado.
    Fraterno abraço.
    Prof. Pedro.

    ResponderExcluir
  4. Consta que ele não tinha um só, mas cerca de três ou mais, de reserva, substituindo para manutenção. Um ou dois iguais ao da foto (estilo Puma ou Porsche) e outro diferente (estilo Mustang conversível), todos vermelhos. Os motores eram estacionários Montgomery 4 ou 8HP, 4 tempos, movidos à gasolina. Fui criança na década de 70, mas ainda o via na praça, na década de 80. Otimas lembranças. Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  5. Saudades daquele tempo em que tudo era mais fácil e calmo.
    Hoje infelizmente não temos mais a inocência daquela época.
    Bons e velhos tempos.

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, na realidade haviam dois pumas vermelhos e uma Lotus verde que só esteve em serviço por uma semana enquanto os outros dois vermelhos estavam em pintura, aos fins de semana e feriados, um dos carrinhos fica no parque próximo ao estádio do Pelotas, (esqueci o nome da praça) mas era aquela que ficava na Avenida bento Gonçalves! (perdoe pela falta de memória) Quanto aos motores, haviam dois de reserva, mas que quase nunca eram colocados em serviço, pois raras as vezes que os carrinhos davam problemas! A única coisa que era chato pacas era o óleo que sempre lambuzava as "costelas" do motorista , fora isso tive em seu Nercy Franz, além de um ótimo patrão, um amigo e mestre. Saudades daquele tempo que não volta mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigado pelos esclarecimentos. Bons tempos! Olha o pirulitoooo!

      Excluir
  7. Olá, colaborando com informações, um Puma existe ainda. Não sei do(s) outro(s) "puma(s)", mas um está preservado com um Pelotense que foi criança à época (anos 70), andou como passageiro e era encantado pelos carrinhos que puxavam as crianças na praça Cel Pedro Osório. Prestava mais atenção ao carrinho do que no passeio.. O encanto se manteve.... Na adolescência, ao passar pela praça chegava a parar alguns instantes e ficar contemplando o carrinho ainda puxando as crianças... depois seguia seu caminho...Hoje, adulto, gosta de carros antigos. Guarda-o com muito zelo. O Puma foi comprado via classificados do Diário Popular, isso há muitos anos, quando seu Saudoso Pai viu os anúncios e, entusiasmado, o avisou: -"Sabe aquele carrinho que você gostava tanto? Está à venda, achei aqui..... "Na ocasião, pelo que se sabe, o anunciante vendia dois pumas e, também, o já mal conservado "trenzinho" que ia a reboque, mas o comprador somente adquiriu um carrinho. O outro puma e o "trenzinho/bondinho" não se sabe o comprador, nem seus destinos. Fato curioso é que anos antes, o mesmo comprador teria adquirido um outro outro carrinho, também via classificados e também com histórico de ser um dos carrinhos que puxavam crianças na praça, em Pelotas, mas estranhou o modelo diferente e o chamou de "mustanguinho" (só que ele queria mesmo o "puma" e, então, posteriormente, o adquiriu). Talvez... o "mustanguinho" seja o tal "Lotus" que, em uma análise mais detalhada, seria mais parecido mesmo com um camaro 1968 conversível. Todos em fibra de vidro, cor vermelha. O Puma veio sem motor e o outro, comprado antes, veio com motor estacionário Montgomery 8hp, funcionando, mas fosco precisando alguns reparos e sem tampa traseira, pois o motor 8hp era maior que o espaço. Possui o "engate para reboque" original ainda soldado no chassi. Ambos foram comprados em Pelotas, tendo como histórico de terem sido "os carrinhos que puxavam o trenzinho/bondinho na praça. O comprador tem filhos que, por óbvio, misturaram suas próprias infâncias ao tema. São conhecedores da história e estão comprometidos em continuar preservando os dois carrinhos. Não foram utilizados como brinquedos e o Puma praticamente nunca rodou, apenas fez testes (andou 30 metros e apresentou larga folga na caixa de direção) e sua reforma nunca foi totalmente concluída e, além disso, já era muito pequeno para uso... e o outro raramente ou muito pouco andou, por dificuldades em achar lugar pavimentado e seguro/permitido e o motor ser forte demais para uma criança. Assim, ficaram como relíquias. Por não querer estragar, acabaram comprando um terceiro Buguinho, mais espaçoso e resistente a outros tipos de terrenos, que, então, foi utilizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que legal! Muito obrigado pelo seu depoimento de grande relevância. Se um dia ver essa pessoa pesa pra ela enviar uma foto atual do carrinho!Abraço!!!

      Excluir
    2. Pareciam Pumas,mas acho que na carroceria havia um logo com o nome Marcopolo

      Excluir

Olá tudo bem? Obrigado por deixar aqui seu comentário. Qualquer problema entre em contato direto com a página através do e-mail preteritaurbe@hotmail.com. Se quiser deixe também sua crítica construtiva. Abraço e viva Satolep!