14 de abr. de 2021

Inauguração Posto Paulo Moreira - Ano de 1953

Fotos do ano de 1953 na inauguração do Posto Paulo Moreira da Av. Fernando Osório com D. Joaquim (antiga Av. Argentina).



Fundada em 04 de maio de 1953, com a denominação de Abastecedora de Produtos de Petróleo Ltda, a empresa deu início as suas operações de revenda de querosene, gasolina e diesel; mediante caminhão tanque, fazendo reparte diretamente aos clientes.

Lembramos que a energia elétrica ainda era restrita a zonas mais centrais das cidades, resultando em largo uso dos combustíveis citados, para acionamentos de máquinas estacionárias, em especial nos levantes de granjas de arroz e na iluminação de residências, nas vilas e zona rural, por lampiões à querosene.

Desde logo foi dado início a construção do primeiro Posto Revendedor. Com financiamento obtido junto à Esso, então a maior distribuidora do país, e a escolha de uma localização de futuro privilegiado na confluência das avenidas Argentina, hoje Fernando Osório, com D. Joaquim, na época apenas projetada.

A obra foi concluída e o Posto inaugurado em 4 de junho de 1955.
Sempre caracterizado pelo pioneirismo, já de início apresentava grande quantidade de ofertas de autopeças. Sendo sempre mais do que um simples posto revendedor, tornando-se reconhecido na região como especialista em lubrificantes.

Em 1960 foi criado um departamento específico para vendas de pneus, tendo em caminhões o foco principal. Agregando a seguir lonas e encerados a este segmento.

Com o crescimento do mercado de motocicletas, as moto-peças passaram a ter um departamento especializado em 1972, o que reafirmava o pioneirismo.

Em 1973, início das grandes safras de soja do estado, é um dos primeiros estabelecimentos na cidade a trocar ordens de frete, formando filas intermináveis de caminhões que desciam a serra até o Porto do Rio Grande.

Em 1977 passou a contar com uma cobertura sobre as ilhas de bombas, sendo a primeira na cidade de Pelotas.

Nesta mesma época adquire uma área de aproximadamente 1.650 m2, na rua Silva Paes, bairro Py Crespo, situada a menos de cem metros da importante avenida Fernando Osório. Constrói aí um grande depósito de mercadorias, e mais instalações de apoio.

Neste local instalou-se a seguir a Distribuidora Paulo Moreira, com atuação regional. Distribuindo lubrificantes, filtros, pneus de moto e diversos itens de auto e moto-peças.

O nome “abastecedora”, foi usado pela primeira vez pelo Sr. Paulo Moreira, no registro da razão social em 1953. Tendo sido este o nome fantasia usado largamente pela comunidade identificando a empresa.

Como passou a ser sinônimo de “posto de gasolina” e de sucesso, no início dos anos 80, havia no mercado outras “abastecedora”. Este fato fez com que em 1986 tenha sido alterada a razão social para Abastecedora Paulo Moreira Ltda, ou apenas PAULO MOREIRA, como é hoje conhecida.

Em maio de 1987 compra um Posto Revendedor de bandeira Ipiranga, situado no encontro da Avenida Fernando Osório com a BR 116, trevo de acesso à Pelotas.

Em 1990, tendo a Esso lançado uma competição nacional entre seus postos, mais de 3000 então, com pesquisas realizadas pelo Ibope. Sagra-se campeã ao final das cinco etapas programadas, a Abastecedora Paulo Moreira Primeiro lugar no Brasil. Salienta-se que os aspectos principais eram atendimento e desempenho.

Esta competição repetiu-se em mais quatro edições tendo Paulo Moreira sido premiado em três.

Em 1992, a Mobil Oil do Brasil, inicia um programa de Distribuidores e nomeia PAULO MOREIRA o primeiro distribuidor no país.

O grupo Paulo Moreira, em 1994, adquire seu terceiro posto. De bandeira Esso, em zona central da cidade, esquina da rua General Osório com Avenida Bento Gonçalves.

Em 1995, em grandiosa festa, única realizada no Brasil, a Esso reuniu no Metropolitan, Rio de Janeiro, todos os seus revendedores. Na ocasião foi escolhido um revendedor para ser homenageado como um símbolo da revenda brasileira de sua bandeira. O escolhido pela alta direção da Esso foi o Sr. Paulo de Souza Moreira, fundador desta abastecedora.

Em junho de 2005, nas festividades do cinqüentenário do posto matriz, foi realizada uma recepção a clientes e fornecedores, tendo por local a Estância do Saladeiro, onde mais de quinhentas pessoas estavam presentes. Destaca-se a presença do presidente da Esso Brasileira, Sr Carlos Noack acompanhado de gerentes integrantes da sua equipe, do Prefeito Municipal e vereadores.

Hoje, ano 2008, com três postos totalmente remodelados, atendendo normas de proteção ao meio ambiente, com tanques de armazenagem de combustíveis construídos com parede dupla, revestidos interna e externamente em epóxi, monitorados o tempo todo.

Os postos Esso possuem modernas lojas de conveniência e padaria, modelo Hungry Tiger, ambas com área ao público de 100 m2.

Em 2006, foi implantada uma reestruturação administrativa, que incuiu uma modernização no lay out dos escritórios, unindo numa única sala, distribuidora, contas à receber, controles de estoques, contas à pagar, consultoria, tesouraria, gerentes e direção. Esta formação resultou num maior dinamismo nas ações administrativas e comerciais.

A empresa tem forte suporte educacional aos seus funcionários, incentivando o aprendizado constante. Com um efetivo aproximado de 80 pessoas, 8 com curso superior completo, sendo outros 5 universitários. Vários concluíram cursos de nível técnico.

Muito antes de ser exigência do dissídio coletivo da categoria, os funcionários já eram beneficiados com convênio de saúde.

Implantado em 2008 o PPR - Programa de Participação nos Resultados, em ação pioneira no segmento, beneficiando todos funcionários.

Participa do programa “Primeiro Emprego”, e tem convênio para desenvolvimento de estágios curriculares e de embasamento para trabalhos de conclusão de cursos de terceiro grau.

Totalmente informatizada, tendo seus pontos de venda automatizados, estando estes pontos interligados, sendo concentrados todos os dados no posto matriz onde é processada a contabilidade.

Desde seus primeiros passos, a política foi de valorizar as pessoas. Procurando prepará-las para as oportunidades que o próprio desenvolvimento da empresa oferece.

O grande diferencial competitivo do Grupo Paulo Moreira é o elemento humano. Na empresa há sempre o incentivo ao crescimento pessoal, procurando sempre recrutar em seus quadros as pessoas capacitadas para os postos gerenciais. Conciliando todo o empenho no atendimento e satisfação do cliente.
Desta forma, sabedora de seus compromissos com o futuro, todos estão preparados e focados para manter a postura de pioneirismo, sempre atentos às inovações que nossa atividade exige e às oportunidades que o momento oferece.


Fonte: http://www.paulomoreira.com.br/historia.php.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá tudo bem? Obrigado por deixar aqui seu comentário. Qualquer problema entre em contato direto com a página através do e-mail preteritaurbe@hotmail.com. Se quiser deixe também sua crítica construtiva. Abraço e viva Satolep!