19 de set. de 2017

Queda da ponte do trem sobre o canal São Gonçalo em 1949 e a enchente de 1956

Em raro e poucos minutos o vídeo registrado pelo Sr. Darcy Franke mostra a ponte sobre o canal São Gonçalo já caida e muitas pessoas a sua volta (pesquisar mais sobre o fato). Segundo o Sr. José Freitas de Souza, a queda da Ponte Ferroviária no Canal São Gonçalo foi na tarde de 20 de maio de 1949, quando estava passando o trem que carregava pedras do Capão do Leão para reparo dos Molhes da Barra. Na sequencia, pelas imagens e a década que o vídeo é atribuído, provavelmente seja da enchente do trágico carnaval de 1956 (sábado, 11 de fevereiro) que deixou mais de 20 mortos, onde a população era de aproximadamente 158 mil habitantes. Ainda no vídeo podemos ver rapidamente a rua Marechal Floriano, a ponte sobre Arroio Santa Bárbara, Avenida Saldanha Marinho, a praça Cipriano Barcelos, o prédio da Light & Power (atual CEEE), ao fundo o Entreposto do Leite e a Escola Técnica os estabelecimentos comerciais e industriais nos arredores ficaram debaixo d’água.

Fonte texto: 

Acervo de Darcy Franke - Pelotas-RS Este vídeo é propriedade de Nelson Medeiros Franke e compartilhado por Pedro Campos Franke e Pretérita Urbe.



2 comentários:

Olá tudo bem? Obrigado por deixar aqui seu comentário. Qualquer problema entre em contato direto com a página através do e-mail preteritaurbe@hotmail.com. Se quiser deixe também sua crítica construtiva. Abraço e viva Satolep!