29 de nov. de 2012

Primeiro Sistema de Esgotos

Em 1899, havia na cidade de Pelotas, 4731 prédios com apenas 1700 casas com esgoto retirados por cabungos e as demais em buracos nos fundos dos quintais.As primeiras obras de Esgoto foram a criação de dois coletores gerais: o coletor Ocidental, a direita do arroio Santa Bárbara e o coletor oriental, ao Norte da Avenida Bento Gonçalves, a rede implantada ficava no perímetro central numa área de 237,45 hectares e capacidade total de 141,4 litros por segundo.

Construção Do Canalete (Julho 1928)

Projeto de Alfredo Lisboa

Em abril de 1900, foram feitos estudos pelo Engenheiro Civil, proveniente do Rio de Janeiro, Alfredo Lisboa, a pedido do Intendente Municipal Antero Victoriano Leivas, sobre um projeto definitivo de águas e esgotos para a Intendência Municipal. Esse projeto foi apresentado ao Intendente Francisco de Paula Gonçalves Moreira. As principais sugestões para o sistema de esgotos feitas pelo Engenheiro Alfredo Lisboa eram: a construção de um edifício de máquinas elevatórias de esgoto e a criação de coletores secundários e terciários ligados aos dois coletores gerais de esgoto já existentes. O sistema adotado na rede de esgotos seria o de separador absoluto, separando-se as águas pluviais dos despejos do esgoto cloacal.
Apesar da urgência na realização das obras elas foram retardadas por motivos de ordem econômica. Na tentativa de sanar o problema foram ampliados os serviços de coleta do material fecal.
Em 1904, os projetos de água e esgoto do Dr. Lisboa foram submetidos ao parecer da Secretaria do Estado de Obras Públicas, mas somente foram aprovados e devolvidos a Intendência Municipal em 1906. Em 31 de março de 1906, foi publicado no Diário Popular o edital de concorrência pública para a execução do projeto. O edital foi ainda publicado na Alemanha, Bélgica, França, Inglaterra, Rio de Janeiro, Montevidéu e Buenos Aires. A abertura das propostas foi em 10 de setembro de 1906, ganhando o engenheiro William Brown. Infelizmente o contratante não aceitou as condições da caução do empréstimo necessário para a realização das obras. Em 1910, o Dr. José Barbosa Gonçalves, Intendente Municipal, convidou o engenheiro Alfredo Lisboa para revisar seu projeto. Em junho de 1910, estando o engenheiro Lisboa em Montevidéu, fez novas alterações no seu projeto original. Um relatório atualizado com os devidos orçamentos foi apresentado ao Dr. José Barbosa Gonçalves. Neste novo projeto o engenheiro recalculou as declividades e as dimensões de todas as canalizações da rede de esgotos, aumentando suas dimensões. Optou também pelo uso do betume nas juntas das manilhas, material este que estava sendo usado em Santos e Porto Alegre em detrimento do cimento, mais oneroso para Intendência. Far-se-ia uma economia de 160 toneladas de cimento. Projetou um quadro de calçamento de paralelepípedos de granito em torno dos poços de alvenaria, para evitar o choque pelo trânsito de veículos pesados.
Com o acréscimo de novas quadras foi previsto um aumento na extensão das canalizações terciárias, pois os prédios já haviam sido aumentados de 5000 para 6000 na cidade de Pelotas.

Financiamento e aquisição dos materiais

Em 21 de outubro de 1910, a pedido da Intendência Municipal foi autorizado e concedidas garantias pelo Governo do Estado para a cidade de Pelotas contrair um empréstimo para as Obras de Saneamento da cidade.
A Intendência Municipal tomou propostas de firmas e banqueiros de Londres, Paris, Banco da Província do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Optou-se pelo Banco da Província do Rio Grande do Sul nas seguintes condições: Capital: 600.000 libras, com juro anual de 5% e amortização de 50 anos.
Resolvidas as questões financeiras, foi publicado em 24 de maio de 1911, um edital de concorrência para a compra de materiais para as obras e para a chamada da mão de obra. Chegaram 26 propostas. Ficando escolhidas a Compagnie Generale des Conduits d'Eaux de Liége (França), para o fornecimento dos materiais de ferro fundido, Bromberg & Cia Pelotas, para o fornecimento de 200 toneladas de chumbo, Lawson Son, de Rio Grande, para o fornecimento de 5000 barricas de cimento, Herm Stoltz, do Rio de Janeiro para o fornecimento de mais 5000 barricas de cimento, Souza & Barros de Porto Alegre, para o fornecimento de material cerâmico e tubos de ferro. Para a mão de obra dos serviços de água foi aceita a proposta do engenheiro Edward Simmonds, firmada em 07 de novembro de 1911. A mão de obra contratada para os serviços de esgoto foi da firma H. B. Reissner.


Fonte:
Site do SANEP, http://www.pelotas.rs.gov.br/sanep/museu-do-saneamento/esgoto/primeiro-sistema-de-esgoto/ acessado em 29/11/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá tudo bem? Obrigado por deixar aqui seu comentário. Qualquer problema entre em contato direto com a página através do e-mail preteritaurbe@hotmail.com. Se quiser deixe também sua crítica construtiva. Abraço e viva Satolep!